CO-GERAÇÃO
A cogeração é uma solução de engenharia aplicável para determinados usuários de energia, que pode em condições específicas, viabilizar economicamente a autoprodução de energia.
Melhor definida na língua inglesa como CHP (Combined Heat And Power), a cogeração é usualmente entendida como a geração simultânea e combinada de energia térmica, energia elétrica ou mecânica a partir de uma mesma fonte. A vantagem principal e inicial, é o maior aproveitamento da energia contida na fonte, reduzindo consideravelmente os custos de produção da energia nas duas formas citadas. A figura a seguir mostra de forma esquemática esse entendimento.
A cogeração apresenta diversos aspectos que atraem as empresas para esta alternativa. A primeira que vem à tona é quanto à redução de custos operacionais. Em muitas empresas a participação do custo de energia no custo final do produto pode ser muito grande e a possibilidade de aumentar a eficiência no aproveitamento da energia adquirida é sempre atraente.
Outro ponto de grande importância está na confiabilidade. Um sistema de cogeração é, na prática, um sistema de auto-produção de energia elétrica, obtida de equipamentos reconhecidamente confiáveis e de combustíveis cujo fornecimento não está sujeito aos tipos de interrupções que, em certos lugares, ocorrem no suprimento de energia elétrica. No momento atual em que o setor elétrico sofre os efeitos de um período de poucos investimentos na geração, transmissão e distribuição de energia e, portanto, com tendências de déficit de geração e problemas de transporte, a cogeração, como geração distribuída, se apresenta com grande atratividade tanto para os consumidores quanto para a sociedade em geral.